com Joana Rodrigues (Associação Baiana de Advogados Trabalhistas), Golda Mazur (Mulheres Trabalhadoras em Ação) e Danielle Ferreira Medeiro (Consultora Técnica na Secretaria Nacional de Cuidados e Família do MDS – Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome)
Foram identificados quatro eixos principais para orientar a formulação de políticas que visem transformar estruturalmente o estilo de desenvolvimento rumo à sustentabilidade econômica, envolvendo os pilares sociais, ambientais e de governança. O foco desse encontro é identificar políticas públicas que promovam investimentos transformadores rumo à sustentabilidade e a igualdade de gênero no país.
Tag: Legislação & Políticas Públicas
com Gabriela de Toledo (instituto de Permacultura da Bahia IPB), Prof. Edson Grandisoli e Juliana Rolla (OMA) e Dione Manetti (Pragma)
A Economia Circular torna-se uma ferramenta vital na luta contra as mudanças climáticas, pois um modelo circular de produção e consumo pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade. Abordaremos nessa mesa os princípios da economia circular, exemplos de boas práticas mundiais focadas na questão climática e os benefícios ambientais, econômicos e sociais destas soluções inovadoras.
Tag: Crise Climática
com Eduardo Sodré (Secretaria do Meio Ambiente) e Ângelo Almeida (Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
Apresentação do programa e das ações: a elaboração de Planos Regionais de Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, regeneração dos estoques de carbono, proteção de mananciais e desenvolvimento de plataforma de Monitoramento Integrado com uso de Inteligência Artificial.
Tag: Legislação & Políticas Públicas
com Beatriz Luz (Exchange 4Change) e Sissi (Coordenadora-geral de Bioeconomia e Economia Circular)
As estratégias nacionais de economia circular visam promover a transição para um modelo econômico mais sustentável, onde os recursos são utilizados de forma eficiente e os resíduos são reduzidos ao mínimo. Essas estratégias incluem a implementação de políticas e regulamentações que incentivam a reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, o estímulo à inovação tecnológica e o fomento à colaboração entre setores e atores envolvidos. Nesta mesa vamos compartilhar histórias de sucesso, divulgando exemplos positivos, inspirando outros a seguir o mesmo caminho.
Tag: Legislação & Políticas Públicas
com Márcia Suede (Gestora do Projeto SebraeEcos e Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia) e Rebeca Lisboa (Comunicação Empática)
Nesta abordagem vamos refletir sobre como as pequenas empresas podem entender e aplicar práticas sustentáveis relacionadas ao ESG (Environmental, Social and Governance), debatendo os conceitos-chave dos pilares da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, compartilhando exemplos práticos de implementações positivas com resultados tangíveis, como redução de custos, melhoria no posicionamento e na reputação e atração de clientes conscientes.
Tag: Negócios
com Márcio Henriques (BNDES), Pedro Neto (Superintendente BNB) e Glauber Piva (chefe de gabinete Consórcio Nordeste)
Utilizar recursos de forma eficiente, transparente, com planejamento que envolva redução de custos e ampliação de resultáveis tangíveis e de impactos positivos exponenciais é o foco desta mesa, que aborda o aumento do interesse de investidores em negócios sustentáveis e no desenvolvimento de instrumentos financeiros específicos na busca por soluções inovadoras.
Tag: Negócios
com Profª Dra. Cristina Marchi (GAMDES/UCSAL), Aline Veiga Moita (GAMDES/UCSAL), Joilson Santana (Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA) e Fernanda Daltro (Gerente Executiva da CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem – Brasília-DF)
Percebe-se que, entre os princípios da Economia Circular, os chamados 3Rs – redução, reuso e reciclagem possuem um papel essencial. O ecodesign consiste no design apropriado, e está entre esses princípios, enfatizando a importância do estágio de projeto na busca de soluções para evitar a descarga de resíduos em aterros sanitários. O princípio do reuso (ou reutilização) refere-se a qualquer operação pela qual os produtos ou componentes que não são resíduos são usados novamente para o mesmo propósito para o qual foram concebidos, e é muito atraente em termos de benefícios ambientais, pois requer menos recursos, menos energia e menos mão de obra, em comparação com a fabricação de novos produtos a partir de materiais virgens. Quais os incentivos pioneiros no país e como ampliar o mapeamento e o fortalecimento dos profissionais catadores e das cooperativas?
Tag: Negócios
com Leonel Neto (PNUD/ONU), José Tosato (SEGOV), Yann Pellissier (Plasticaria) e João Paulo de Jesus (Rede Recicla Bahia)
Analisando os caminhos possíveis para criação e manutenção de uma política pública inovadora na aquisição de insumos sustentáveis e sociais pelos órgãos públicos do nordeste, identificaremos os desafios para a realização de diagnósticos e pesquisas sobre a elaboração de um sistema estadual de produção economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável capaz de entregar barracas de feira, carteiras escolares, mobiliário urbano e outros itens de interesses públicos. Construindo um programa de coleta seletiva rastreada dos resíduos recolhidos pelas cooperativas de catadoras e catadores do nordeste e fortalecendo a cadeia produtiva da região, esse projeto multidimensional traz na prática inovações concretas para a circularidade da economia nordestina. O objetivo é resolver uma questão ambiental crítica com geração de renda, fazendo do nordeste um pioneiro mundial na construção de uma economia circular solidária na escala regional.
Tag: Legislação & Políticas Públicas