Transmissão ao vivo

25 DE NOVEMBRO

09h Economia circular no cenário internacional 

com Jorge Montoya (Instituto Tecnológico de Antioquia e Cátedra Unesco), Professor Heraldo Peixoto (Vice-Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Circular – NUPEC) e Carlos H Betancourth (UNESCO-SOST)

A importância de garantir que a transição para uma economia circular seja inclusiva e gere benefícios para todas as camadas da sociedade. Enfatizar que a economia circular não deve apenas reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental, mas também criar oportunidades de emprego, promover o acesso equitativo aos recursos e melhorar a qualidade de vida das comunidades marginalizadas. Destacar a necessidade de políticas públicas e parcerias estratégicas que abordam as desigualdades sociais e econômicas, ao mesmo tempo em que promovem práticas sustentáveis, visando a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Tag: Benchmarking

09h Educação e Sensibilização sobre Reutilização: Envolvendo a Comunidade na Luta contra a Poluição 

com Mathias Ferreira* (educador ambiental e ativista) e Simara Souza (Tampinha Legal)

A educação e sensibilização sobre reutilização são fundamentais para envolver a comunidade na luta contra a poluição. Isso envolve conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir o consumo excessivo, reutilizar materiais e descartar de forma adequada. Ao educar e envolver a comunidade, podemos promover a mudança de comportamento, incentivar práticas sustentáveis e trabalhar juntos para reduzir a poluição e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

* Mathias Ferreira, caminhou 15.000km limpando o litoral de todo Brasil e Uruguai, retirando 5 toneladas de resíduos.

Tag: Educação

10h15 Associativismo e Indústria da Cannabis: possibilidades para criar um mercado verde

com Luna Vargas (Educadora Canábica), Maurício Galvão (SSA MEU AMOR), Lucas Barbosa (Artivista) e Leandro Stelitano (Fundador e Presidente da CANNAB – Associação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil)

Estabelecer o mercado canábico no Brasil em um momento global de economia circular e verde é uma urgência dos nossos tempos. Nessa palestra vamos abordar diferentes formas de atuação e contribuição para fazer essa indústria ser ainda mais verde.

Tag: Negócios

10h30 Indústria Criativa como Ferramenta para Acelerar a Economia Circular 

com Liu Berman (Reinventando Futuros), Nara Couto e Rose Lima (Diretora Artística do TCA)

A indústria criativa desempenha um papel importante na aceleração da economia circular, pois promove a inovação entrelaçando saberes da cultura e das artes, aliando conceitos como design sustentável, reutilização de materiais e valorização de bens intangíveis como o capital intelectual, para o impulsionamento da criatividade. Por meio de abordagens criativas, como o upcycling, a reciclagem criativa e a economia de compartilhamento, a indústria criativa busca transformar resíduos em recursos valiosos, estimulando novos modelos de negócios e produtos sustentáveis.

Tag: Arte & Cultura

11h30 Arte e Economia Circular: Transformando Resíduos em Obras de Arte

com Valter Nu, Adriane Andrade (Pimp my Carroça), Raine Britto e Cairo (JACA) e Joas (Guia Ambiental Chapada Diamantina)

Diversos projetos e iniciativas têm surgido ao redor do mundo, mostrando como é possível criar belas obras de arte a partir de materiais reciclados e descartados. É a união da arte e da economia circular, que vem promovendo a conscientização sobre o consumo sustentável e a reutilização de materiais. Além de ser uma forma criativa de expressão, transformar resíduos em obras de arte contribui para a redução do impacto ambiental e para a valorização da cultura do reaproveitamento. Neste painel abordaremos como essa união tem gerado oportunidades econômicas, como a criação de negócios sustentáveis e o empoderamento de comunidades por meio da economia circular.

Tag: Criatividade

14h Autogestão e sustentabilidade: trilhando caminhos para uma economia circular e solidária

com Anne Sena (UNISOL) e Deyvid Bacelar (FUP – Sindicato dos Petroleiros)

Autogestão e sustentabilidade são conceitos interligados que buscam promover uma economia circular e solidária. Ao trilhar esses caminhos, é possível criar um modelo econômico baseado na redução, reutilização e reciclagem de materiais, no fortalecimento da economia local e na valorização do trabalho humano, contribuindo para um mundo mais justo e sustentável.

Tag: Negócios

14h Cultura e Entretenimento Sustentável: Eventos Culturais como Modelos de Economia Circular

com Naicle Leonides (Festival Consumo Consciente), Ildázio Jr (Administrador de empresas, comunicador, empresário e empreendedor) e Moacyr Gramacho (Diretor TCA) e Vera Santana (Gentilização)

A cultura e o entretenimento sustentável busca a realização de experiências enriquecedoras que dá concepção à entrega apresentem práticas que busquem minimizar o impacto ambiental e social, e que possam ser modelos de economia circular, por meio de ações como a redução de resíduos, o uso de materiais recicláveis e o reaproveitamento com destinação previamente planejada, de todo material que, nas práticas lineares, seriam descartados. A promoção da diversidade cultural e o envolvimento da comunidade local também fazem parte dos fundamentos circulares para o desenvolvimento de Eventos Culturais como Modelos de Economia Circular, contribuindo para um setor cultural mais sustentável e consciente.

Tag: Arte & Cultura

15h15 Combate ao Desperdício de Alimentos e Alimentação Sustentável

com Áurea Fabiana Albuquerque (EMPRAPA) + Liderança Xepa Ativismo + Liderança Feira Vegana + Liderança Feira Agroecológica + Osni Cardoso (Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural)

O combate ao desperdício de alimentos e a alimentação sustentável são importantes para reduzir o impacto ambiental e garantir a segurança alimentar. Neste painel vamos abordar como evitar o desperdício, promover a produção e consumo responsáveis, incentivar a agricultura sustentável e buscar soluções para distribuição equitativa de alimentos.

Tag: Mudança de Comportamento

16h30 Inovação e Empreendedorismo Afro-Brasileiro na Economia Circular (Educação Afrocentrada)

com Karine Oliveira (CEO Wakanda Educação), Priscila Gama (CEO Das Pretas), Ariane Santos (Badu Design Circular) e Anderson Teixeira (Sebrae/BA)

A inovação e o empreendedorismo afro-brasileiro na economia circular são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade afrodescendente. Isso envolve a criação de negócios sustentáveis que valorizem a cultura afro-brasileira, promovam a inclusão e reduzam o impacto ambiental. Uma educação afrocentrada desempenha papel crucial fortalecer identidade e autoestima, ao fornecer conhecimento e habilidades empreendedoras, ampliando perspectivas e potencializando processos de representatividade.

Tag: Tecnologia & Inovação